A destartarização é o processo de remoção do tártaro dos dentes. Esta técnica de limpeza dos dentes deverá ser sempre efetuada por um profissional.
A destartarização é um tratamento dentário não doloroso, não sendo necessária a aplicação de anestesia local, na maioria dos casos. Contudo, algumas pessoas referem sentir alguma dor e também é normal que sintam, pois isso deve-se à diferente sensibilidade de cada um em relação à dor e ao tipo de tratamento ao qual está a ser sujeito, nomeadamente, quando a remoção do tártaro está a ser feita de uma forma mais profunda, junto à gengiva.
Destartarização vs Branqueamento Dentário
Embora, por vezes, as pessoas associem a destartarização ao branqueamento dentário, na realidade são dois tratamentos bastante diferentes. A destartarização não provoca branqueamento nos dentes, o que acontece neste caso é uma remoção de pigmentos e manchas nos dentes provocadas pelo tártaro.
Tipos de Tártaro
O tártaro dos dentes pode ser classificado em dois tipos:
- Sub-gengival
- Supra-gengival
Tártaro Subgengival
O tártaro subgengival localiza-se entre a gengiva e a raiz dos dentes. Este tipo de tártaro é o principal responsável pelas doenças dos dentes e das gengivas. Uma vez que se localiza junto à raiz do dente, é de difícil remoção, pelo que é necessário utilizar instrumentos manuais para o remover.
Tártaro Supragengival
O tártaro supragengival é o que se vê acima das gengivas. Este tipo de tártaro é facilmente removido pelos instrumentos ultrasónicos existentes nos consultórios dentários. De forma a ser bem realizada, em alguns casos, esta técnica pode requerer várias sessões, principalmente nos casos em que existem quantidades apreciáveis de tártaro subgengival.
Destartarização e a Promoção da Higiene Oral
Durante os tratamentos de destartarização, os profissionais da saúde oral devem promover a higiene oral dos seus pacientes.
É importante informar as pessoas sobre a necessidade de realização das destartarizações, pois estas ajudam a prevenir o surgimento de doenças do foro oral.