Complicações

As cáries dentárias são tão comuns que pode talvez não as levar muito a sério. E pode talvez pensar que não importa que uma criança tenha cáries nos seus dentes de leite. Contudo, cavidades e cáries dentárias podem ser complicações séries e longas, mesmo para crianças que ainda não tenham os dentes definitivos. Estas complicações podem incluir:

• Dor
  • Abcesso
  • Perda dentes
  • Problemas de mastigação
  • Infecções sérias

Também, quando as cavidades e cáries se tornam severas e dolorosas, podem interferir na nossa vida diária. A dor talvez impeça de ir à escola ou para o trabalho. Se a dor for muito intensa e impedir o bom mastigar ou a normal alimentação, poderá perder peso ou desenvolver problemas nutricionais. As cavidades que afectem a sua aparência ou resultem na perda de dentes, podem afectar a sua auto estima. Em casos raros, um abcesso pode causar infecções sérias ou risco de vida quando não é adequadamente tratado.

Teste e diagnóstico

O seu dentista pode normalmente detectar a sua cárie facilmente. Irá perguntar-lhe se sente dor ou sensibilidade. Examinará depois a sua boca e os seus dentes com instrumentos apropriados, e finalmente, se necessário, fará uma radiografia, que mostrará a extensão da cavidade ou da cárie.

Previna o aparecimento de cáries dentárias

Uma boa higiene dentária e oral pode ajudar a manter os seus dentes sãos e intactos, evitando cáries dentárias. Siga por isso estas dicas de prevenção:

Lave os dentes após comer ou beber. Lave os seus dentes duas vezes ao dia pelo menos e essencialmente após cada refeição, usando pasta de dentes com flúor. Para limpar entre os dentes, use fio dentário ou escovilhão. Se não puder lavar os dentes após uma refeição, faça bochechos intensos e utilize pastilha elástica sem açúcar.

Colutórios

Se o seu dentista diagnosticar um maior risco de desenvolver cáries, irá ser aconselhado a usar um colutório com maior concentração de flúor.

Visite o dentista regularmente

Faça limpezas dentárias e exames orais regularmente, que podem ajudar a prevenir problemas dentários.

Considere selantes dentários

Um selante é uma cobertura protectora que é aplicada na superfície de mastigação dos seus dentes posteriores – cobrindo os sulcos e fissuras que armazenam alimentos, prevenindo o aparecimento de cáries. Estes selantes protegem o esmalte dos dentes da placa e ácidos. Os selantes podem permanecer durante 10 anos até ser necessário substituí-los.

Evite comer entre as refeições

Sempre que coma ou beba alguma coisa que não água, ajuda a sua boca a criar ácidos que podem destruir o esmalte dos seus dentes. Se comer e beber ao longo do dia, os seus dentes estarão sob constante ataque.

Coma alimentos saudáveis

Alguns alimentos e bebidas são mais saudáveis que outros para os seus dentes. Evite alimentos que se acumulem nos sulcos e fissuras dos seus dentes por longos períodos, como batatas fritas, doces e bolos. Ingira alimentos que aumentam o fluxo salivar, como queijo, frutas e vegetais frescos, café e chá sem açúcar, e até mesmo pastilhas elásticas sem açúcar, pois ajudam a remover resíduos de alimentos.

Tem alguma questão?